Home » Notícias » Publicações » Em parceria, Braille Campinas e Câmara Municipal lançam o Câmara Braille, informativo em braile sobre tudo que será assunto nas sessões ordinárias do legislativo campineiro
6/11/2024
Em parceria, Braille Campinas e Câmara Municipal lançam o Câmara Braille, informativo em braile sobre tudo que será assunto nas sessões ordinárias do legislativo campineiro
Os deficientes visuais de Campinas já podem obter em braile as informações de tudo que será assunto nas sessões ordinárias do legislativo campineiro. Uma parceria entre o Centro Cultural Louis Braille Campinas (CCLBC) e a Câmara Municipal lançou o Câmara Braille, informativo que estará à disposição daqueles que forem acompanhar as sessões realizadas toda segunda e quarta-feira, a partir das 18h, no Plenário campineiro, com entrada pela Avenida Engenheiro Roberto Mange, nº 66, bairro Ponte Preta.
O informativo foi lançado na segunda-feira, 4 de novembro, na sala da presidência, com a presença do presidente da Câmara, vereador Luiz Carlos Rossini, do presidente dp CCLBC, Benedito João Bertola, o Benê, da secretária de Desenvolvimento e Assistência Social, Wandecleya Moro, do assessor parlamentar, Francisco Carlos Baptista de Souza, representando o deputado Federal, Carlos Sampaio, e demais representantes do Centro Cultural.
Os exemplares serão disponibilizados na recepção do Plenário de três a cinco exemplares da publicação, que contém a descrição e explicação dos projetos que serão analisados e notícias da Casa com texto em braille e ainda com letras em fontes maiores, possibilitando a leitura tanto por pessoas cegas quanto por aquelas que têm outros níveis de deficiência visual.
“O Câmara Braille é mais uma ação no caminho que a Casa vem trilhando, de possibilitar que todo cidadão possa ter acesso à informação, possa participar da vida da cidade. É uma obrigação do Legislativo disponibilizar o maior número possível de ferramentas para garantir que todos tenham acesso a informações que dizem respeito ao presente e ao futuro da cidade, e estamos trabalhando constantemente neste sentido”, destaca o vereador Rossini (Republicanos).
O presidente Benê, realça que a ação da Câmara é pioneira e, até onde ele tem conhecimento, inédita em legislativos municipais. “Por isso é uma satisfação muito grande selar essa parceria por meio do vereador Rossini, que anteriormente já tinha nos ajudado na questão de acessibilidade do Bosque São José. O Centro procura fazer o melhor para nós, deficientes visuais, e o Câmara Braille é fruto disso, é uma maneira da pessoa com deficiência vir até o Legislativo e ter acesso à pauta e a notícias do Legislativo”, diz.
Ele acrescenta que os informativos também serão disponibilizados aos cegos via celular com o uso do aplicativo Talk Back, que lê em voz alta as mensagens para os usuários. Presente ao lançamento do informativo, a secretária Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social de Campinas, Vandecleya Moro, também registra a importância do Câmara Braille como ação inclusiva.
O diretor de Patrimônio do CCLBC, jornalista Marcelo José do Canto, relembra que a preocupação e o envolvimento da entidade para facilitar, sempre, a leitura em braile vem do final doa anos 80. “O presidente Benê foi uma peça importante quando decidi, juntamente com alguns amigos da Faculdade de Jornalismo da PUC, finalizar o curso com o projeto de um Jornal em Braille. A partir dessa ação, nunca mais deixamos de sempre cobrar essas informação tanto em bares, restaurantes, vários tipos de produtos até projetarmos o Diário Braille, que circulou por um período longo em projeto do Grupo RAC de Comunicação, que comanda o tradicional Correio Popular.
Libras e outras facilidades
“A Câmara de Campinas já atua fortemente para garantir acesso, como já acontece há muito tempo com a tradução em Língua Brasileira de Sinais (Libras) nas transmissões da TV Câmara. Agora, agora vai dar atenção aos deficientes visuais, o que é muito importante porque é aqui que a cidade pulsa, tudo passa por aqui. Então eles vão poder saber a pauta, cobrar, participar dos destinops da cidade. Dou meus parabéns ao presidente Rossini pela sensibilidade, por entender que aqui é a Casa do Povo, então precisa ser para todo o povo”, conclui.